quarta-feira, 16 de março de 2011

Uma forma desleal, vil, ilegítima e anti-jurídica de aumentar a carga tributária



Em pauta, uma vez mais, mas sempre em plano secundário, a discussão sobre o reajuste da tabela de faixas de rendimento sobre o que incide o Imposto de Renda.

Não se costuma discutir sequer se é justo e se atende aos princípios constitucionais da ordem tributária a progressividade da incidência do Imposto de Renda limitada a apenas três faixas, de modo a não distinguir os assalariados de classe média-alta dos ricos, nem estes dos muito ricos o que resulta no idêntico tratamento, dado pelo Fisco, na perspectiva da faixa de renda, tanto a um bilionário como a este pobre escriba.

Não se discute, ainda, o porquê de se tributar fundamentalmente o salário, e não, por exemplo, os ganhos de capital. Desse modo, somente assalariados pagam Imposto de Renda entre as chamadas 'pessoas físicas' no Brasil. Os demais, tais como profissionais liberais, empreendedores, investidores e especuladores em geral, dispõem de vasto arsenal para elidir a incidência tributária. Assim, se o escriba Braga da Rocha paga 27,5% de imposto na fonte sobre seu salário, recebido da União, um seu colega advogado, profissional liberal, embora possa ter rendimentos dez vezes superiores aos seus, paga 0% de imposto, pois dispõe de meios, inteiramente lícitos, saliente-se, para classificar seus rendimentos de modo a evitar a incidência do tributo.

Como parte mais visível desse drama do absurdo, tem-se a tabela das faixas de incidência do Imposto de Renda, que não costuma ser corrigida pelos índices oficiais de desvalorização da moeada faixas essas, torne-se a dizer, já extremamente amplas no alcance e exíguas na função de distinguir contribuintes, uma vez que limitadas a apenas três, contra dezenas que se encontram em outros sistemas tributários, onde se aplica com seriedade e conseqüência o princípio da progressividade e o respeito à capacidade contributiva. 

Seja como for, entra governo, sai governo, volta e meia se põe a discussão sobre o reajuste dos valores dessa tabela  registre-se que o governo Dilma Rousseff vem de anunciar, num gesto de ares magnânimos, embora não sem parcimônia, o discutido reajuste , como se razoável fosse admitir que se mantenham congelados tais estalões, enquanto os salários, por força da inflação, sofrem reajustes nominais periódicos. Com isso, a cada ano mais e mais assalariados ingressam na faixa tributada de renda, e outros ascendem à faixa superior, sem que tenham, todavia, experimentado ganho real algum de rendimentos.  

Dever-se-ia ter por dispensável dizer o que segue, mas, num país em que o racional e mesmo o óbvio depende de ingente esfoço para prevalecer, repito: Não reajustar a tabela de faixas de rendimento, na proporção da inflação, significa aumentar o Imposto de Renda da forma mais desleal, vil, ilegítima e anti-jurídica que se pode conceber. Não há, em sã consciência, como opor-se a tal reajuste. É imperativo ético, jurídico e de civilidade nas relações entre Estado e indivíduo.







2 comentários:

  1. O pior, caro Braga, é a ausência total de reação da sociedade. A tal ponto que nem mesmo a mídia se ocupa do assunto com o relevo que o tema merece.

    ResponderExcluir
  2. Braga, te achei aqui! Me tornei um seguidor (rs). Muito bom.

    ResponderExcluir

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.