quinta-feira, 16 de junho de 2011

Um novo reduto para quem sabe apreciar cerveja


Recebi de meu irmão Luciano a recomendação de conhecer o Reduto da Cerveja, por ele descoberto recentemente na esquina de r. Curitiba com av. Álvares Cabral, em Lourdes, na Capital mineira.


Fui até lá em meados da semana passada, para conferir a dica, poucos dias antes de se manifestar a bronco-pneumonia da qual estou a convalescer.

A visita se justificou plenamente. O estabelecimento consiste em uma pequena distribuidora de cervejas, aos poucos convertida em casa de degustação, com algumas mesas dispostas na calçada. Nas prateleiras, algo em torno de 200 rótulos de cervejas especiais, dos mais diversos tipos e marcas, desde as ditas premium, de larga produção no Brasil e no exterior, até algumas artesanais elaboradas por pequenas cervejarias no País e mundo afora.

A boa experiência no Reduto da Cerveja é reforçada por um ambiente simples e agradável, propício para o encontro de verdadeiros apreciadores da bebida — que inclui desde decoração despojada e iluminação bem calibrada até o serviço em copos nos tipos e formatos adequados a cada tipo de cerveja —, além de uma recepção cordial e atenciosa de parte dos jovens empresários que conduzem a casa (o diretor Daniel Consendey coloca-se à disposição para contactos por meio do endereço eletrônico daniel@redutodacerveja.com.br ou do telefone 31-2515-1770).

Além do variado e bem selecionado estoque, da ambiência aconchegante e do serviço obsequioso, um atrativo que não se pode ignorar é a política de preços da casa, mantidos em patamares rigorosamente honestos, comparáveis àqueles praticados por grandes supermercados, distribuidores e congêneres — muito inferiores, portanto, aos cobrados por estabelecimentos conhecidos em Belo Horizonte por sua ampla carta de cervejas, como os  indefectíveis Haus München e Frei Tuck, além do evitável e escorchante Café Viena.

Eis, assim, mais um estabelecimento cuja recomendação  seja como interessante modelo de negócio a se conhecer in loco, seja como excelente opção para simplesmente adquirir e degustar boas cervejas  folgo em partilhar com todos os que aqui me lêem.









2 comentários:

  1. Amei excelente a sua descrição do local. Vou ao estabelecimento mais tranquila após suas considerações. Dica de alguma cerveja específica? Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As opções são variadíssimas, Ellen.

      Sugeriria a você que começasse com uma Weissbier clássica, que pode ser a tradicional alemã Paulaner, ou uma Weizen como a Opa Bier, de Joinville, que apresenta excelente relação entre custo e benefício.

      Em seguida, não deixe de experimentar a Wäls Pilsen, fabricada em Belo Horizonte à imagem e semelhança das melhores cervejas da República Tcheca.

      De volta ao Velho Mundo, pode-se passar a uma ale inglesa, como a Fuller's London Pride, ou, ainda melhor, a Fuller's IPA.

      Para finalizar, experimente a Eisenbahn Strong Golden Ale, feita em Blumenau com inspiração belga, ou mesmo, se tiver disposição para uma cerveja realmente forte, de sabor extraordinariamente marcante, a alemã Schneider Weisse Tap 5 Meine Hopfen-Weisse — esta última uma das que mais positivamente me impressionaram nos últimos tempos.

      Todas essas cervejas costumam estar presentes na carta do Reduto da Cerveja.

      Boa degustação!

      Excluir

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.