quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mais conflito de interesse e desfaçatez no Poder Judiciário


 


A notícia cujo sumário se reproduz no atalho supra
do sítio de notícias jurídicas Espaço Vital, a partir de matéria publicada hoje, 10 de agosto, no jornal Folha de S. Paulo dispensa explicações ou mais detidos comentários.


Daqueles mais
que tenham a igual desfaçatez de sustentar tal promiscuidade, inclusive de conteúdo econômico, entre juízes e e os terceiros envolvidos escritórios de advocacia e grandes empresas dos mais variados ramos de negócio que têm, ao menos potencialmente, interesses dependentes de decisões de magistrados , digo:

ou são ingênuos e ignorantes, até mesmo por desconhecer o significado de 'conflito de interesse', o que é
altamente improvável;

ou são coniventes com esse tipo de vergonhosa calamidade
tida e havida cada vez como mais natural e vulgar, mercê da indigência ética predominante nesse meio   que infelizmente lubrifica, não sem infâmia, o funcionamento de nossas deploráveis instituições judiciárias.


Todavia, como lembra um colega de ofício em um grupo de discussão de que partipo, quando um ministro do Supremo Tribunal Federal viaja à ilha de Capri a expensas de um conhecido e atuante advogado junto àquela corte, parece mesmo admissível
repito, à luz da indigência ética que preside as nossas instituições que juízes e desembargadores paulistas possam folgar num fim de semana no Guarujá com despesas pagas por escritórios e empresas que têm interesse em suas decisões.


2 comentários:

  1. Essa é a nossa triste e lamentável realidade, nobre amigo.
    Forte abraço,
    Arnaldo Junior

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente esse é o tipo de acontecimento muito comum em nosso País.

    ResponderExcluir

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.