quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Um brinde ao Jaguar!



Jaguar comemora nesta quarta-feira 80 anos. Ou 20 aniversários, como prefere ele, já que nasceu no último dia de fevereiro de um ano bissexto.


O sítio eletrônico de O Dia (atalho infra) faz ao cartunista e cronista uma homenagem com diversos cartuns e uma interessante retrospectiva, via  de sua rica e admirável trajetória de vida.



"Ídolo de gerações, ‘movido a álcool’ e embalado a humor,
cartunista Jaguar é reverenciado por outros artistas
e ganha homenagem hoje, dia de seus 80 anos."
O Dia on line



Tive a satisfação de cruzar com Jaguar há alguns anos, casualmente, em Itaipava, RJ, onde ele mantém residência. Do encontro resultou uma longa e fértil prosa, que varou a noite, além de alguma correspondência nos tempos que se seguiram, hoje, lamentavelmente, escasseada. Produziu-se também o registro fotográfico que faço publicar a seguir, com minhas homenagens a esse verdadeiro ícone da crônica política brasileira no último quartel do séc. XX.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.