sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Congresso Mundial de Filosofia do Direito e Filosofia Social



 
 A Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (Abrafi), com o apoio de diversas entidades, tem o privilégio de organizar o 26º Congresso Mundial de Filosofia do Direito e Filosofia Social da Internationale Vereinigung für Rechts- und Sozialphilosophie (IVR), com o tema Direitos Humanos, Estado Democrático de Direito e os desafios sociais contemporâneos. Trata-se da primeira vez que o congresso tem lugar no Brasil.

A Filosofia do Direito e a Filosofia Social são disciplinas que gozam de muito prestígio na América Latina e, em especial, no Brasil. Minas Gerais, sobretudo, possui larga tradição nessa área, que remonta a Tomás Antônio Gonzaga, durante o período colonial, e expressiva importância no cenário acadêmico brasileiro e internacional. A Universidade Federal de Minas Gerais, sede do evento, é uma das maiores e mais importantes universidades federais do Brasil, contando hoje com 31.000 alunos de graduação e 15.000 alunos de pós-graduação e tendo sido responsável, em 85 anos de existência, pela formação de quatro presidentes da República e de vários governadores do Estado.

O tema geral do congresso reflete a preocupação dos Filósofos do Direito e Filósofos Sociais com os graves desafios que enfrentam hoje as sociedades plurais e, em especial, os países em via de desenvolvimento: Como é possível a democracia, em sociedades compostas por tradições culturais e projetos políticos tão diversos? Como é possível harmonizar o desenvolvimento econômico com a preservação das liberdades individuais e com os direitos culturais de cada povo? Em que medida a pretensão de universalidade dos Direitos Humanos não corresponde a um preconceito ocidental? Em que medida o desenvolvimento econômico e social do hemisfério Norte não compromete o desenvolvimento dos países do hemisfério Sul? Pretendemos propiciar uma oportunidade privilegiada para que essas e outras questões sejam discutidas pela comunidade acadêmica internacional, e para que essa discussão possa contribuir para a construção de um mundo melhor.

Além dos Working Groups (com submissão direta de papers) e dos Special Workshops (propostos pelos participantes), haverá oito seções plenárias, com os seguintes convidados:

  • Celso Lafer (Brasil)
  • Mortimer Sellers (EUA)
  • Norbert Horn (Alemanha)
  • Sindiso Mnisi Weeks (África do Sul)
  • Stephan Kirste (Áustria)
  • Tom Campbell (Austrália)
  • Yasutomo Morigiwa (Japão)

Também será um dos Keynote Speakers o vencedor do IVR’S Young Scholar Prize, a ser divulgado no início de 2013. Todas as atividades do congresso serão desenvolvidas em idioma inglês.
 

Nesta edição, algumas novidades devem ser destacadas. Em primeiro lugar, a organização do evento reservou tempo e espaço na grade de programação para que as seções nacionais da IVR que o quiserem promovam reuniões de seus membros, que podem ser confirmadas mediante requisição dos respectivos presidentes. Além disso, pela primeira vez na história do congresso, serão concedidas bolsas para professores e alunos de países em desenvolvimento que queiram participar do evento.
 

Além de seus aspectos acadêmicos, o evento é uma oportunidade única para se estabelece e consolidar contatos entre os pesquisadores da área, razão pela qual os eventos sociais têm um papel quase tão importante quanto os Working Groups e os Special Workshops: um coquetel de abertura no dia 21, uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no dia 23, uma excursão ao Museu e Jardim Botânico de Inhotim durante todo o dia 24 e um jantar de encerramento no dia 26, além de almoços diários no local do próprio Congresso, garantirão condições para tais contatos.

Belo Horizonte, conhecida como Capital Mundial dos Bares e Restaurantes, foi a primeira capital planejada do Brasil (1897), possui 2.400.000 habitantes e é uma das mais agradáveis cidades de grande porte do país, com temperatura média em julho de 19°C, sem chuvas, sendo servida por um aeroporto com voos diretos para Buenos Aires, Lisboa e Miami, entre outros destinos internacionais. 

Sugerimos que reserve o sábado anterior ou posterior ao evento para conhecer Ouro Preto (75 km de distância), antiga capital do Estado de Minas Gerais declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Esperamos vê-lo em breve em Belo Horizonte, para que você descubra o que significa “hospitalidade mineira”!


Prof. Dr. Marcelo Campos Galuppo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.