domingo, 16 de junho de 2013

Ensaios 2008, por Filipa Pato


Abri quase que por impulso, no último fim de semana, uma garrafa do português Ensaios FP, tinto, safra 2008, de Filipa Pato, que mantinha há algum tempo em minha adega.

Temi de início ter decidido consumi-lo ainda um tanto jovem, ou não maduro o bastante, mas os primeiros instantes de contacto visual e olfativo foram suficientes para perceber que ele já estava pronto a se oferecer, em plenitude, à degustação.

O Ensaios FP 2008, vinho regional de Beiras elaborado com castas touriga nacional, alfrocheiro preto e baga, tem coloração escura e opaca, mas intensa, próxima do violeta.

O bouquet se compõe de aromas discretos, mas nem por isso menos ativos ou marcantes, com destaque para aqueles que lembram frutas silvestres.

Ao paladar, o Ensaios revela-se bastante robusto e encorpado, mostrando por inteiro o extraordinário caráter resultante da afinada combinação de touriga e baga. Com estrutura relativamente complexa e peso sensível, apresenta textura aveludada e taninos equilibrados. Tornam as notas de frutas silvestres, combinadas com uma sutil lembrança de madeira. O retrogosto faz-se agradável e persistente.

O rótulo é bastante completo, pois traz, além dos dados convencionais, boas informações a respeito do terroir cuidadosamente escolhido para a produção desse vinho pela jovem engenheira química Filipa Pato, herdeira de Luis Pato, conhecido produtor de vinhos da Bairrada.

A relação entre custo e benefício, por fim, parece-me muito boa. Em consulta a sítios eletrônicos de distribuidores e revendedores locais, dou-me conta de que o preço da garrafa, no Brasil, fica entre 25 e 40 dólares.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.