Espaço de diversificado conteúdo de natureza jurídica, política, acadêmica, filosófica, ética, literária e artística, entre outros assuntos tão variados como gastronomia, gestão pública e defesa do consumidor. Seguimento do congênere, ora inativo, publicado até 2010 no portal UOL.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
domingo, 23 de dezembro de 2012
Passamento de Lêdo Ivo
Morreu neste sábado, em Sevilha, Espanha, aos 88 anos, o escritor alagoano Lêdo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras — onde ocupava a cadeira n. 10, que já fora de Orígenes Lessa.
"Poeta e ficcionista versátil, de obra variada que abarcava vários gêneros, Lêdo Ivo gozava de uma vitalidade assombrosa para seus quase noventa anos e sua saúde frágil. Falava alto, gostava de comer bem, se esmerava em contar histórias divertidas. Nos últimos tempos, essa disposição estava sendo comprovada nas sucessivas viagens, fossem para participar de festivais internacionais de poesia, fossem para receber homenagens no exterior, sobretudo nos países de língua hispânica", diz a presidente da Academia, Ana Maria Machado, em nota pelo falecimento do escritor.
Lêdo Ivo
1924-2012
1924-2012
A passagem
Lêdo Ivo
Que me deixem passar - eis o que peço
diante da porta ou diante do caminho.
E que ninguém me siga na passagem.
Não tenho companheiros de viagem
nem quero que ninguém fique ao meu lado.
Para passar, exijo estar sozinho,
somente de mim mesmo acompanhado.
Mas caso me proíbam de passar
por ser eu diferente ou indesejado
mesmo assim passarei.
Inventarei a porta e o caminho.
E passarei sozinho.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Um sinal do apocalipse
Depois de ver o Corinthians campeão da Libertadores e do Mundial em 2012, convenço-me de que estamos, mesmo, às vésperas do fim do mundo!
— Braga da Rocha (@bragadarocha) December 17, 2012
domingo, 16 de dezembro de 2012
Existência, por Schopenhauer
Repita-se volta e meia e se tenha sempre presente a lição de Schopenhauer: “A vida é um pêndulo que oscila entre o sofrimento e o tédio.”
— Braga da Rocha (@bragadarocha) December 12, 2012
sábado, 15 de dezembro de 2012
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
São Paulo FC campeão da Copa Sul-Americana
Repito: Neste dia cheio de 12, o vaticínio é claro — e o prognóstico, óbvio: O #SPFC conquistará seu 12º. título internacional.
— Braga da Rocha (@bragadarocha) December 13, 2012
E pelo visto, bastaram 45 minutos para abater os felinos portenhos, que agora, covardemente, se entocam no vestiário. #SPFC virtual campeão!
— Braga da Rocha (@bragadarocha) December 13, 2012
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
115 anos de Belo Horizonte
Use o atalho contido na imagem supra para conhecer a programação
das festividades oficiais pelo aniversário de Belo Horizonte
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Meu desmonte palmo a palmo, por Drummond
Mostra-me o 'Bala Doce' esses versos de Drummond: "eis que assisto a meu desmonte palmo a palmo e não me aflijo de me tornar planície..."
— Braga da Rocha (@bragadarocha) December 11, 2012
Carlos Drummond de Andrade
1902-1987
1902-1987
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
120 anos da Faculdade de Direito da UFMG
A idéia de fundar-se a Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais surgiu na residência de Levindo Ferreira Lopes, em Ouro Preto, a 11 de maio de 1892. A 4 de dezembro do mesmo ano, no edifício da Escola de Farmácia, realizou-se reunião destinada à fundação da escola, que se instalou solenemente em uma das salas da Câmara dos Deputados, na então capital de Minas, Ouro Preto, a 10 de dezembro de 1892.
Os fundadores do estabelecimento foram advogados e juristas, a cuja frente se achava o então presidente do Estado, Conselheiro Afonso Pena.
Transferida para Belo Horizonte em 1898, ocupou primeiramente casa da Rua Pernambuco, esquina de Rua Cláudio Manuel, e dali mudou-se para o prédio da Rua da Bahia, esquina de Rua Bernardo Guimarães; em 1901, instalou-se definitivamente em seu edifício na Praça da República, hoje Praça Afonso Arinos. Em 1958, o prédio antigo foi derrubado, surgindo em seu lugar o Edifício Villas-Bôas (inaugurado pelo Diretor Antônio Martins Villas-Bôas), o edifício Valle-Ferreira (inaugurado pelo Diretor Washington Peluso Albino de Souza, em 1990) e o Edifício-sede da Biblioteca, inaugurado em 1998 pelo Diretor Aloizio Gonzaga de Andrade Araújo.
A Faculdade Livre de Direito, mantendo autonomia didática, econômica, administrativa e disciplinar, integrou-se na Universidade de Minas Gerais em 1927, e adquiriu, em 1949, a natureza de estabelecimento de ensino federal com a federalização da Universidade, preservados seu patrimônio e sua personalidade jurídica, nos termos da lei respectiva. À Universidade, ofereceu o primeiro reitor, Francisco Mendes Pimentel, e bem assim os magníficos reitores Francisco Brant, Mário Casassanta, Lincoln Prates, Orlando Magalhães Carvalho e Gerson de Britto Mello Boson.
Os cursos de ciências jurídicas e sociais converteram-se no curso de Bacharelado em Direito, e o Curso de Doutorado, instituído em 1931, desdobrou-se para oferecer também o Mestrado, desde 1973.
O primeiro diretor da Faculdade foi o Conselheiro Afonso Pena, ao qual sucederam os professores Antônio Gonçalves Chaves, Francisco Mendes Pimentel, Edmundo Pereira Lins, Arthur Ribeiro de Oliveira, Francisco Brant, Lincoln Prates, Antônio Martins Villas-Bôas, José Geinaert do Valle Ferreira, Alberto Deodato Maia Barreto, Lourival Vilela Viana, Wilson Melo da Silva, Messias Pereira Donato, José Alfredo de Oliveira Baracho, Washington Peluso Albino de Souza, Aloizio Gonzaga de Andrade Araújo, Ariosvaldo de Campos Pires, Aloizio Andrade e Joaquim Carlos Salgado. Amanda Flávio de Oliveira, eleita em 2011, é a atual diretora.
Fontes: HORTA, Raul Machado. A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais no Centenário de sua Fundação. Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Belo Horizonte, v. 34, n. 34, p. 15-46, 1994; DERZI, Misabel de Abreu Machado, MIRANDA AFONSO, Elza Maria. Dados para uma História da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. 2v. Belo Horizonte; Imprensa Universitária da UFMG, 1976-7.
(texto disponível, aos 11 dez. 2012, no sítio eletrônico oficial da Instituição)
domingo, 2 de dezembro de 2012
Vice-campeonato com sabor de título
E o Galo, conquanto muito aquém de suas expectativas, é vice-campeão brasileiro. Com vitória sobre o Cruzeiro, o vice tem gosto de título!
— Braga da Rocha (@bragadarocha) December 2, 2012
Assinar:
Postagens (Atom)