quarta-feira, 18 de maio de 2011

Digesto de Justiniano, Livro I: edição bilíngüe latim-português


A propósito de referência feita na postagem anterior, quero enfatizar também minha recomendação de leitura e uso didático da excelente publicação do Liber Primus do Digesto, em edição bilíngüe elaborada pelo Prof. Dr. Hélcio Madeira, da Universidade de São Paulo - USP, e publicada pela editora Revista dos Tribunais - RT, com prefácio do Prof. Dr. Pierangelo Catalano, da Università degli Studi di Roma 'La Sapienza' - UniRoma I.


Eis a apresentação da obra, conforme se contém no sítio Breviarium:

"Escrita no VI século d.C., é uma obra fundamental para quem deseja introduzir-se no Direito Romano. A tradução, com a apresentação do texto latino ao lado, facilita a introdução do estudante também no estudo do Latim e da terminologia jurídica. Encontra-se, entre outros assuntos tratados: os conceitos de justiça e de direito; a história da origem do direito e dos magistrados; a história dos juristas romanos; as leis, os costumes, os senatusconsultos e as constituições imperiais; os status dos homens; as adoções e emancipações; a divisão das coisas; os senadores; os principais magistrados romanos."


A publicação pode ser adquirida pela internet por meio do sítio da Livraria RT, entre outros.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.