domingo, 18 de dezembro de 2011

É inútil tudo, por Pessoa


Chega através


"Chega através do dia de névoa alguma coisa do esquecimento,  

Vem brandamente com a tarde a oportunidade da perda.  
Adormeço sem dormir, ao relento da vida. [...]
É inútil tudo, é inútil tudo, é inútil tudo. 
Através do dia de névoa não chega coisa nenhuma. [...]
Não vem com a tarde oportunidade nenhuma."

Fernando Pessoa (Álvaro de Campos)



Caricatura de Álvaro de Campos, por Almada Negreiros (1958) 


2 comentários:

  1. Sim, Álvaro de Campos tinha toda a razão quando proclamava, desesperado, "m...! Sou lúcido!" Viveu um período muito parecido com o atual, em que as pessoas se têm vangloriado da própria ignorância, em que qualquer discurso fora do que se tenha como compreensível dentro de estereótipos predeterminados é visto como alinhamento automático com o "Mal". Quando diz "é inútil tudo", "através do dia de névoa não chega coisa nenhuma", traz à balha a preocupação que seus contemporâneos Joseph Conrad, Blasco Ibañez, Franz Kafka, Thomas Mann, manifestaram com a recorrência da Besta, mesmo para uma civilização que se supunha capaz de a superar.

    ResponderExcluir
  2. Permito-me transcrever aqui, Ricardo, também o comentário que você fez em meu mural no Facebook:

    "Boa lembrança, a do Álvaro de Campos, que viu, melhor que qualquer outro, o grande problema da esperança como um dos males de Pandora, como um logro que o ser humano se dá, para se auto-estimular."

    Uma vez mais: Precisamente, meu caro amigo!

    ResponderExcluir

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.