O Falcão Maltês (ou Relíquia Macabra)
Produzido ainda nos primórdios da indústria cinematográfica norte-americana, O Falcão Maltês, com Bogart no papel central, traz um enredo eletrizante, em que têm lugar insuspeitadas reviravoltas, e revela invulgar qualidade artística e técnica, a ponto de constituir verdadeiro paradigma da dinâmica e da estética noir que veio a prevalecer nos filmes do gênero ao longo das décadas de '40 e '50.
O Tesouro de Sierra Madre
Post scriptum:
Meu prezado Ricardo Antonio Lucas Camargo pondera que eu talvez tenha sido demasiado severo na avalição do 'Unforgiven', pois nessa obra "a temática típica do western se encontra com a tragédia grega — a hybris consistindo em uma família branca criar uma bebê índia depois de o pai da família haver participado do massacre da aldeia da criança —, com o que me parece que ele se afaste bem, no particular, do usual no gênero."
Em verdade, o filme apenas não me impressionou tanto quanto os demais ora comentados, talvez por não reconhecer em sua narrativa a exploração das notas dramáticas com a intensidade de 'Sierra Madre' ou por não identificar inovação de natureza estética como o 'Falcão Maltês'. Mas o filme tem, com efeito, os méritos apontados, com o que refaço meu ponto para me pôr de acordo com o Ricardo.
E reafirmo: Mesmo o que eu possa considerar mediano em Huston é infinitamente acima da média do que se sempre se produziu no cinema norte-americano.
Tenho um juízo mais positivo quanto a "O passado não perdoa", no qual a temática típica do western se encontra com a tragédia grega - a hybris consistindo em uma família branca criar uma bebê índia depois de o pai da família haver participado do massacre da aldeia da criança -, o que, de logo, mostra o quão longe está este filme do convencional no gênero. Acompanho o destaque para Burt Lancaster e Audrey Hepburn e chamo a atenção para a grande atriz do cinema mudo Lilian Gish.
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