Em seguimento do anúncio que fiz em publicação no último dia 26 de maio, especialmente destinada aos alunos da disciplina Direito Romano do curso de graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, aponto aqui alguns repositórios brasileiros de conteúdo romanístico cuja visita recomendo:
- Breviarium, sítio eletrônico do Prof. Dr. Hélcio Madeira, USP
- Página eletrônica do Prof. Dr. Marco Fridolin Sommer Santos, UFRGS
- Sítio eletrônico da União dos Romanistas Brasileiros - VRBS
- Sítio eletrônico do Prof. M.Sc. Claudio H. Ribeiro da Silva, UFOP
Na oportunidade de minha exposição feita na Casa de Afonso Pena a convite do Prof. Felipe Bambirra, indiquei também a leitura de textos variados, alguns do quais — apenas alguns, naturalmente — disponíveis na rede mundial de computadores, em especial do Prof. Dr. Ronaldo Poletti, da Universidade de Brasília, sobretudo em matéria de Direito Público Romano, e do Prof. Dr. Pierangelo Catalano, da Universidade de Roma, na ênfase em Direito Romano das pessoas.
Recomendei ainda a leitura do Liber Primus do Digesto de Justiniano, na tradução feita por Hélcio Madeira, aqui apresentado em publicação no dia 18 de maio passado, e o recurso em caráter essencialmente propedêutico, para uma visão panorâmica dos institutos de Direito Privado Romano, ao manual intitulado Curso Elementar de Direito Romano, de Thomas Marky, publicado pela Editora Saraiva.
Aos caros alunos, desejo uma fértil pesquisa, uma agradável leitura e um bom proveito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.